12 – 16 de abril de 2021
WORKSHOP DE GOVERNANÇA SUSTENTÁVEL INTEGRADA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NO RIO DE JANEIRO – LARA
I Workshop LARA/UFF: Governança sustentável integrada de bacias hidrográficas no Rio de Janeiro.
Sobre o Workshop
O Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais (LARA), vinculado ao Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), conduz estudos e pesquisas científicas multidisciplinares correlacionadas às Ciências da Natureza que permitem a caracterização de fenômenos ambientais ligados a efeitos de mudanças globais pretéritas e modernas, por exemplo, a partir de metodologias da Física Nuclear com técnicas inovadoras e equipamentos de alta qualidade.
O LARA realizará seu primeiro Workshop online com o tema “Governança sustentável integrada de bacias hidrográficas no Rio de Janeiro” a fim de contribuir para um diálogo sobre o manejo, conservação da biodiversidade, efetividade de medidas mitigatórias, proteção e uso sustentável dos recursos naturais.
Público-alvo: O evento visa engajar o maior número possível de pessoas interessadas no tema, como gestores, pesquisadores, empresas, educadores, ONGs, sociedade civil etc. Nosso foco será um público plural e interessado no debate para contribuir com a proposição de soluções.
Dia 1 (12/04/2021)
Dia 2 (13/04/2021)
Dia 3 (14/04/2021)
Dia 4 (15/04/2021)
Dia 5 (16/04/2021)
Adriana Bocaiuva
Doutora em Políticas Públicas Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio e do Climate Reality Project Brasil.
Alfredo del Valle
Doutor em ciência de sistemas sociais pela Wharton School, University of Pennsylvania. Preside a Fundación para la Innovación Participativa, do Chile.
Aluísio Granato
Claudio Bravo
Doutor em Filosofia pela University of Wales, Bangor, Reino Unido. Pesquisador do Instituto de Ciências Químicas da Universidade Austral do Chile. Responsável pelo Laboratorio de Química Orgánica y Forénsica Ambiental.
Cleonice Puggian
Pós-doutora em Educação (UERJ). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF). Lidera o Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade (LabPENSo/CNPq).
Cynthia Souza
Gestora Ambiental pelo CEFET/RJ, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela UVA, é a atual coordenadora geral do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá e coordena também o subgrupo de Clima e Florestas do GT de Ambição Climática do Climate Reality Project Brasil
Dirlane Carmo
Elane de Carvalho
Gisa Marques
Mestrado em Botânica pelo Museu Nacional UFRJ. Coordenadora de pesquisas junto a ONG Guardiões do Mar atuando junto aos Projetos Socioambiental desenvolvido pela ONG. Atua na área ambiental como Consultora em Análise de Impacto e Monitoramento Ambiental utilizando bentos como bioindicador.
Guilherme Assis
Hélio Secco
Hugo Velasco
Doutor em Física. Pesquisador da Universidade Nacional de San Luis, Argentina (UNSL). Membro do Instituto de Matemática Aplicada San Luis, dependente do CONICET e da UNSL.
Janaína Oliveira
Coordenadora de pesquisa do projeto UÇÁ que tem como objetivo a produção de conhecimento científico sobre os manguezais da Baía de Guanabara
Julia Stuchi
Lara Novis
Larissa Paiva
Maria Inês Paes
Pós-doutora em Gestão Integrada dos Recursos Naturais pelo Instituto de Pesquisa da Reserva da Biosfera Mount Arrowsmith da Vancouver Island University. Atual representante titular do IFFluminense na Plenária do Comitê de Bacia dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé).
Nandia Magalhães
Especialização em Ciências Ambientais pela Universidade do Grande Rio. Coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Associação Mico-Leão-Dourado, possui experiência na formação continuada de professores da Educação Básica.
Patrícia Matsuo
Paulo Vitor Ribeiro
Sergio de los Santos
Doutor em Ciências com especialização em Biotecnologia Vegetal. Fundador e chefe do Laboratorio de Biotecnología del Recurso Microbiano ITSON, Insituito de Tecnologia de Sonora, México.
Programação
8:00 – 8:20 – Abertura
8:20 – 9:00 – Palestra
Metodologias participativas para gestão de bacias: a Bacia Hidrográfica de Guapi-Macacu e a Prática de Inovação Participativa (PIP). Lara Novis.
9:00 – 9:30 – Intervalo
9:30 – 10:30 – Mesa Redonda “Educação em tempos de riscos e desastres… é possível?”
Desastres aqui, ali, acolá. Patrícia Matsuo.
#MaricáResiliente (por uma Educação Ambiental voltada para a Prevenção de Riscos de Desastres e Preservação dos Recursos Hídricos na cidade de Maricá/RJ). Elane de Carvalho.
10:30 – 11:00 – Intervalo
11:00 – 12:00 – Palestra
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicados ao planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Paulo Vitor Ribeiro.
8:00 – 9:00 – Palestra
Estratégias para a da gestão do solo e da água por meio da construção participativa de uma política pública sustentável desde sua construção. Julia Stuchi.
9:00 – 9:30 – Intervalo
9:30 – 10:30 – Palestra
Mico-leão-dourado e a conservação dos recursos hídricos na Bacia do rio São João. Nandia Magalhães.
10:30 – 11:00 – Intervalo
11:00 – 12:00 – Palestra
Educação e gestão da água na região hidrográfica da baía de Guanabara: a perspectiva dos gestores municipais. Cleonice Puggian.
8:00 – 9:00 – Palestra
A contribuição do Terceiro Setor para a biodiversidade da Baía de Guanabara. Gisa Marques.
9:00 – 9:30 – Intervalo
9:30 – 10:30 – Palestra
Programa piloto Mundo Mangue na Escola: A experiência do Projeto UÇÁ com educação ambiental continuada. Larissa Paiva.
10:30 – 11:00 – Intervalo
11:00 – 12:00 – Palestra
A produção científica do terceiro setor para a sustentabilidade da BG: Pesquisas do Projeto UÇÁ. Janaína Oliveira.
8:00 – 9:00 – Mesa Redonda “Como aumentar a ambição climática na gestão hídrica? – Proposta do Climate Reality Brasil”
Adriana Bocaiuva, Cynthia Souza e Elane de Carvalho.
9:00 – 9:30 – Intervalo
9:30 – 10:30 – Palestra
Construção Participativa do Plano Nacional de Gestão Sustentável dos Recursos Solo e Água. Aluísio Granato.
10:30 – 11:00 – Intervalo
11:00 – 12:00 – Palestra
Restauração Florestal de Manguezais Degradados. Guilherme Assis.
13:00 – 14:00 – Palestra
Una estrategia de transformación participativa: La experiencia en la cuenca del Río Rapel en Chile. Alfredo del Valle.
14:00 – 16:00 – Mesa Redonda “Panoramas de bacias hidrográficas na América Latina: Diálogos entre México, Argentina e Chile”
Tensión entre Desarrollo y Ambiente en el centro semi-árido argentino: un aporte desde las ciencias naturales. Hugo Velasco.
La conservación del suelo y la seguridad alimentaria: retos actuales y futuros. Sergio de los Santos.
Uso y aplicación de técnicas nucleares para la identificación de fuentes de erosión de suelo en Chile: Experiencia en 2 sitios de estudio con distintos tamaños. Claudio Bravo.nor
8:00 – 9:00 – Palestra
Medidas mitigatórias ao atropelamento de fauna na bacia do rio São João, norte do Rio de Janeiro, Brasil. Hélio Secco.
9:00 – 9:30 – Intervalo
9:30 – 10:30 – Palestra
Contribuição da Produção agrícola sustentável para a preservação de bacias hidrográficas. Dirlane Carmo.
10:30 – 11:00 – Intervalo
11:00 – 12:00 – Palestra
Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) e Gestão participativa das águas – o caso do CBH Macaé-Ostras. Maria Inês Paes.